Foi uma final digna desse nome pela emotividade, entrega e pelo elevado número de espetadores que encheram as bancadas do Clube de Ténis do Porto.
Frente a frente estiveram dois tenistas que representam duas gerações do ténis português. Frederico Gil, de 29 anos, e Frederico Silva, de 19.
Entrou melhor Gil, muito sólido e a dar continuidade ao bom nível exibicional que apresentou durante toda a semana. Porém, o seu oponente também estava decidido a conquistar o título, e foi subindo a qualidade de jogo. Depois de muito equilíbrio e de uma interrupção devido ao mau tempo, Silva conseguiu vencer por 7/5 no tie break da primeira partida.
Depois, só “deu” Gil. O lisboeta - que em 2011 ocupou o 62.º lugar do ranking mundial, apesar da atual classificação nada condizente com o seu real valor, é o 842.º ATP-, esteve quase perfeito na forma como abordou o segundo parcial, que acabou por vencer por 6-3.
Na terceira e decisiva partida, Gil não deu quaisquer hipóteses ao jovem das Caldas da Rainha, aplicando-lhe um claro 6-0 e consumando a primeira vitória da época.
No final, Frederico Gil não deixou de agradecer o apoio recebido “Estou muito contente e este título é dedicado a todos os que fazem parte da minha equipa, aos meus familiares, namorada e à minha filha que vai nascer em breve”.
Na cerimónia de entrega de prémios estiveram presentes o Dr. Luis Alves, administrador da Porto Lazer, o Eng. Vitor Pereira, Presidente do Clube de Ténis do Porto e o Dr. Paes de Faria, Presidente da Associação de Ténis do Porto.
O Porto Open foi uma organização conjunta da Associação de Ténis do Porto e da Câmara Municipal do Porto e distribuiu 10 mil dólares em prémios monetários (cerca de 7915 €). |