CAMPEONATO EUROPEU DE TÉNIS DE PRAIA: CARLOTA LOUREIRO (CAM) INTEGROU PRIMEIRA SELEÇÃO JOVEM PORTUGUESA
A jovem atleta do Clube de Areia de Matosinhos, Carlota Loureiro, fez parte da primeira seleção nacional que participou no Campeonato Europeu de Ténis de Praia, que decorreu em Creta, na Grécia, nos últimos dias de Setembro.
Na prova de duplas femininas, Carlota Loureiro e Rita Gomes, bateram as polacas Maja Radomska e Natalia Tobor, sextas favoritas, conquistando o 13.º lugar na classificação geral. Nos pares mistos, ao lado de Gonçalo Santos, a dupla portuguesa perdeu para os italianos Alice Pepi e Emiliano Zapparata.
Não obstante o resultado, esta foi uma experiência enriquecedora para a talentosa jogadora do CAM que serve igualmente de motivação para que mais jovens joguem ténis de praia.
A jovem tenista deixou algumas palavras após esta aventura na Grécia: “Estou muito feliz por ter representado Portugal no campeonato europeu e por fazer parte primeira equipa júnior portuguesa.
Fico muito agradecida à federação por nos ter dado esta possibilidade e experiência incrível que me fez acreditar que é isto que eu quero! Vou continuar a dar o meu melhor para apresentar o meu país da melhor forma”.
Entretanto, nos seniores, a dupla decacampeã nacional de ténis de praia, Pedro Maio e Henrique Freitas (JIC), atingiu os oitavos de final. Isentos da primeira ronda, Maio e Freitas, começaram por vencer a dupla israelita Lior Brik e Eyal Burstein, por 6-2 e 6-3, na terceira eliminatória, conseguiram, a muito custo, levar a melhor o par holandês Joeri Ertner e Bo Groot Antink, como demonstram bem os parciais de 6-3, 3-6 e 13-11, para, nos oitavos de final, cairem ante a dupla italiana Tommaso Giovaninni e Mattia Spoto, por 6-0 e 6-1. Giovanini e Spoto acabaram por conquistar o “europeu”.
O outro par luso, composto pelos irmãos Martim e Miguel Andrade e Sousa, também ficou na mesma fase do torneio, caindo apenas ante a dupla alemã de irmãos alemã Benjamin e Manuel Ringlstetter, que venceu por equilibrados 4-6, 6-2 e 10-8.
Na prova feminina, Marta Magalhães e Maria Tavares (JIC) também conseguiram atingir a terceira eliminatória. Igualmente com bye na primeira ronda, a estreia foi contra a formação búlgara composta por Katerina Guenova e Kalina Petkova, com um triunfo por duplo 6-1, mas, na terceira ronda, foram eliminadas pelas polacas Aleksandra Adamska e Alina Robok, por 6-1 e 7-5.
Débora Madile e Vitoria Ribeiro venceram as lituanas Ieva Gelazanskaite e Valerija Keda, por 6-1 e 6-1, perdendo depois com o par germânico Sarah Bolsmann e Christina Nimtz, por 6-3 e 7-6 (3).