Jaime Faria arrasa na estreia no Eupago Porto Open
Pedro Araújo eliminado na última ronda do qualifying
Richard Gasquet lesiona-se e desfalca elenco da prova
Jaime Faria não perdeu tempo e venceu em menos de uma hora para inscrever o nome na segunda ronda do quadro principal de singulares do Eupago Porto Open. O dia também ficou marcado pela eliminação de Pedro Araújo na última ronda do qualifying deste ATP Challenger 125 que a Associação de Ténis do Porto organiza até domingo, no Complexo Desportivo do Monte Aventino, com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal do Porto.
A defender o estatuto de quinto cabeça de série no regresso aos hard courts, Jaime Faria (esta semana no 169.º lugar do ranking ATP) só precisou de 54 minutos para superar o húngaro Zsombor Piros (209.º) por 6-1 e 6-2.
O primeiro set contou com quatro jogos discutidos nas vantagens, mas a partir do momento em que Faria fez o primeiro break ficou claro que o ascendente estava do seu lado. O jogador “da casa” aproveitou as visíveis dificuldades físicas do adversário — Piros jogou o campeonato de interclubes alemão em terra batida no dia anterior — para ficar cada vez mais confortável num dia em que as condições climatéricas (muito calor e sobretudo muita humidade) também foram um obstáculo.
“Estou feliz por ter uma vitória muito bem conseguida. Estive muito bem do início ao fim, aguentei-me muito bem nos meus jogos de serviço e isso deu-me tranquilidade nos jogos de resposta”, explicou o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis em conferência de imprensa. “Ele não estava nos seus melhores dias, senti-o cabisbaixo e muito falador e também aproveitei esse aspeto porque senti que se metesse alguma pressão ele ia ceder.”
O Eupago Porto Open é o primeiro torneio em que Faria compete em piso rápido de forma intencional desde março, pois no início de junho foi obrigado a disputar a primeira ronda do Challenger 125 de Ilkley num piso rápido coberto depois do mau tempo impossibilitar a atuação em relva.
Apurado para a segunda ronda, o mais recente campeão português em torneios do ATP Challenger Tour (inaugurou o palmarés a este nível no Oeiras Open, em maio) ficará à espera do vencedor do encontro entre Jules Marie (231.º) e João Domingues (721.º) para conhecer o próximo adversário.
O oliveirense atua pela segunda semana consecutiva no Complexo Desportivo do Monte Aventino, onde no domingo selou o regresso aos títulos mais de dois anos depois ao vencer um ITF M25.
Jaime Faria foi o único dos seis portugueses presentes no quadro principal de singulares a atuar já esta segunda-feira, mas a comitiva até podia ser maior, dado que Pedro Araújo (540.º) não andou longe de ultrapassar o qualifying.
O jovem português, único apurado para a ronda de acesso, salvou três match points na véspera e esta segunda-feira esteve encaminhado para assinar nova reviravolta, mas pagou a fatura de disputar um sexto encontro de singulares em seis dias e não resistiu ao espanhol Alejo Sanchez Quilez (560.º), vencedor após 2h49 graças aos parciais de 7-5, 6-7(4) e 6-3.
Durante o dia também chegou a notícia da desistência de Richard Gasquet, que contraiu uma lesão no adutor esquerdo e foi forçado a abdicar da ida a jogo na cidade invicta.
Atualmente com 38 anos e no 129.º lugar do ranking, Gasquet seria o primeiro cabeça de série do Eupago Porto Open, que na reta final do dia também chegou a ter em cima da mesa a despedida do jogador com melhor classificação entre todos os participantes: Lukas Klein (112.º).
O eslovaco de 26 anos está na melhor classificação da carreira e até pode sair do Porto como jogador do top 100 mundial pela primeira vez na carreira caso erga o título, mas precisou de suar para superar o bielorrusso Egor Gerasimov (259.º), por 6-3, 6-7(4) e 6-1, num encontro marcado pelas dores no ombro que chegaram a requerer a intervenção do fisioterapeuta.
A próxima jornada será uma autêntica “terça-feira gorda” no Eupago Porto Open, pois serão disputados os restantes 14 encontros da primeira ronda.
Logo às 11h, Francisco Rocha desafia o ex-top 10 Lucas Pouille no primeiro embate do Court Eupago, com transmissão televisiva, e de seguida o irmão mais novo, Henrique Rocha, mede forças com Kenny de Schepper.
Gastão Elias (contra Sebastian Fanselow, alemão residente em Portugal) e Frederico Silva (face ao cazaque Timofey Skatov) também atuam no campo principal, enquanto João Domingues discutirá a passagem à segunda ronda com Jules Marie no segundo embate do dia no Court Banco Carregosa, o segundo mais importante.