Lousada Junior Cup II: João Dinis Silva resiste e segue para os “quartos”
É o único representante luso nos singulares e, apesar da dura batalha que enfrentou na jornada de ontem, garantiu a qualificação para os quartos-de-final do Lousada Junior Cup II, prova que termina no próximo domingo, em Lousada.
João Dinis Silva, que foi o finalista vencido do primeiro torneio, entrou determinado ante o norte-americano Jacob Olar, quarto cabeça-de-série, e, apesar do equilíbrio no primeiro set, acabou por fechar o mesmo no tie break, por 7-4. Porém, na segunda partida, Olar elevou o nível e acabou por levar a decisão para um terceiro parcial, depois de fechar o set por 7-5. Na “negra”, o jovem maiato foi bastante mais acertivo e conseguiu por em prática o seu jogo, acabando por encerrar o encontro por 6-3. Nos quartos-de-final, vai ter pela frente o australiano Hugh Winter, quinto pré-designado, que superou o português Tiago Boschmans, por 6-3, 3-6 e 6-3.
Pelo caminho ficaram Rodrigo Fernandes e Salvador Monteiro. O primeiro foi eliminado pelo italiano Samuele Seghetti, por 7-5 e 6-4, enquanto o segundo também cedeu em dois sets mas para o suiço Henry Bernet, segundo favorito, por 7-6 (3) e 7-5.
De forma algo surpreendente o sueco William Vinciguerra, primeiro cabeça-de-série, foi eliminado da prova e por números que não deixam dúvidas: 6-2 e 6-0. O responsável foi o espanhol Pablo Martinez Gomez.
Também apurados para os “quartos” estão o romeno Tudor Batin, venceu o francês Nathan Trouve, por 7-5, 4-6 e 6-4, e o mexicano Santiago Padilla Cote, que necessitou igualmente de três sets para levar de vencida o espanhol de origem italiana Matteo Morazzi, por 4-6, 6-1 e 6-3. Finalmente, no duelo mais equilibrado do dia, o espanhol Sergio Planella Hernandez foi mais forte que o sueco Ludvig Hede, triunfando por 4-6, 7-6 (5) e 7-6 (4).
A competição feminina ficou marcada pelas desistências, com nada mais, nada menos, do que três tenistas a deixarem prematuramente os seus encontros. Assim, a belga Indira Lepage, primeira cabeça-de-série, abandonou por lesão quando perdia com a eslovaca Mia Pohankova por 5-1 no primeiro set, Evelina Takhmazyan também saiu antes do tempo no duelo que mantinha com a dinamarquesa radicada em Portugal, Sara Borkok, que liderava por 5-0 na partida inaugural, e a dinamarquesa Laura Brunkel, segunda pré-designada, deixava o court ainda mais cedo com uma lesão no ombro, quando perdia por 2-0 com a espanhola Ines Hoemberg Fernandez.
Nos encontros que chegaram ao fim, Arina Arifullina desembaraçou-se da sueca Tilda Hessleryd, por um duplo 6-3, a australiana Tahlia Kokkinis venceu a eslovaca Kali Supova, por 6-2 e 7-6 (2), outra sueca, Tilda Larsson, batia outra tenista proveniente de Bratislava, Katarina Pavlechova, por 6-3 e 7-5, a representante de Taipé, I Wen Wan afastou a espanhola Candela Yecora, por 6-7 (5), 6-1 e 6-1, e, por último, a canadiana Emma Dong venceu a belga Lauren Seye, por 6-4 e 6-2.