Mensagem de Natal 2021 | AT Porto e AT Vila Real

23 Dezembro, 2021

Caros/as Tenistas p’ra cá e p’ra lá do Marão

Nesta quadra natalícia, ainda no meio de “cautelas e caldinhos” por causa da pandemia COVID-19, a AT Porto e a AT Vila Real vêm desejar Boas Festas a todos.

2022 será o ano em que o Ténis do Norte de Portugal vai entrar num ciclo de actividade comum, por cooperação entre as Associações Regionais do Porto e de Vila Real, abrangendo a área dos Distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança, correspondendo sensivelmente à Região Norte (NUT II).

Mas porquê esta associação de esforços e trabalho?

Na realidade estes 2 anos de pandemia deram-nos tempo para pensar e valorizar melhor as potencialidades do ténis aqui no Norte.

Desde sempre, tem havido uma ligação muito próxima entre a AT Porto (fundada em 1981) e a AT Vila Real (fundada em 1987), o que nos fez chegar à inequívoca conclusão que as semelhanças unem-nos e as diferenças nos tornam mais fortes.

Por isso, em conjunto traçámos uma estratégia e plano de cooperação para o desenvolvimento alargado e equilibrado em de toda esta região, com uma envolvência geográfica marcada pelo Rio Douro e pelo oceano Atlântico.

A prática desportiva está inserida na sociedade e no seu modus vivendi, as semelhanças da prática e paixão pelo ténis são semelhantes, independentemente dos níveis do ténis ou das localidades onde se joga, pratica, treina e compete.

Quem não conhece e reconhece uma identidade própria, forte e personalizada desta região Norte, que se manifesta na vida e cultura das suas gentes, instituições e empresas, num território que se estende da Galiza às Beiras e do Atlântico a Castela?

É aqui que se situa e que se desenrola este projecto de cooperação Ténis Norte-Portugal.

E, em concreto, o que vai acontecer com o Ténis Norte-Portugal?

Com o apoio da FPT, no próximo ano, em conjunto, vamos pôr em marcha as actividades do programa de fomento — partilhado com várias autarquias, estabelecimentos de ensino e dos Clubes —, realizar os cursos de treinadores — em parceria com a UTAD — e o curso de arbitragem, organizar a Liga de Clubes, coordenar as etapas dos circuitos Pink Tour (feminino), Mini-Cir (sub10) e Tenizada (sub13 e sub15), alargar a toda esta região o Circuito Absoluto FPT (provas prize-money) e participar em iniciativas com o ténis das regiões vizinhas de Espanha.

Estas iniciativas e eventos vão aproximar as várias comunidades de tenistas e estabelecer uma dinâmica abrangente de desenvolvimento do ténis, provocando um aumento de praticantes e abrindo um leque de novas oportunidades para termos mais escolas de ténis e melhores tenistas, tornando a modalidade mais popular e acessível, bem como conseguir melhorar a capacidade de detectar e desenvolver jovens talentos.

Hoje em dia, a serra do Marão passou a ser uma barreira mitológica, já não é um obstáculo para a partilha e convívio, nem tão pouco uma justificação para o isolamento e inacção. Estamos certos que, juntos, com este projecto de cooperação vamos ter um ano de muito e bom Ténis.

 

P’ra cá e p’ra lá do Marão, votos de um Santo Natal e um Feliz Ano Novo.

P’ra acá i p’ra alhá de l Maron, botos dun Santo Natal i un Feliç Anho Nuobo.

 

António Paes de Faria (Presidente da Direcção da AT ATPorto)

José Manuel Ribeiro (Presidente da Direcção da AT Vila Real)

Relacionados

Pedro Araújo
Eupago Porto Open com portugueses em todos os embates dos quartos de final
Tiago-Torres
Torres e Marques frente a frente na segunda ronda do Eupago Porto Open com sete portugueses
Vasco-Prata
Vasco Prata vence estrela júnior na primeira ronda do Eupago Porto Open ITF M25
cneseniores
LAWN TENNIS CLUB DA FOZ SUBIU AO PÓDIO NO “NACIONAL” DE EQUIPAS SENIORES
eupagoportoopenjunior
Eupago Porto Open Junior no Monte Aventino