Mais um triunfo no Circuito Sénior FPT para Borges, Francisca Jorge cedeu na final
Três etapas, três títulos. É este o resumo da participação dos tenistas da região Norte de Portugal no Circuito Sénior FPT 2020, um conjunto de provas A que marcou o regresso às competições de ténis em solo nacional.
Após a excelente vitória na primeira etapa do circuito, em Vale do Lobo, após surpreender João Sousa e Gastão Elias (entre outros), Nuno Borges (ET Maia) teve nova caminhada triunfal na terceira e última etapa, realizada na Figueira da Foz, e onde competiram 29 tenistas treinados em clubes desta região.
Borges ficou inserido no Grupo 3, juntamente com Jaime Faria e Gastão Elias, e conseguiu a qualificação para as “meias” após vitória sobre o primeiro (6-2, 6-2) e desistência de Elias. Na fase seguinte, o vice-campeão do Porto Open 2018 deixou para trás Frederico Silva e, já na grande final, não teve problemas para vencer o jovem Duarte Vale por duplo 6-1.
Além de Borges, também Luís Faria (CT Guimarães) esteve em destaque na Figueira da Foz, vencendo o Grupo 1 e cedendo apenas para Duarte Vale, nas semifinais, em três sets. No quadro principal masculino da contenda jogaram ainda João Monteiro (CT Porto) e Fábio Coelho (ET Maia), respectivamente 2º e 3º no Grupo 2, e ainda Henrique Rocha (ET Maia), jovem de 16 anos que se exibiu a um excelente nível e alcançou a melhor vitória da carreira perante Tiago Cação, 547º ATP, por 6-3 e 6-4.
No quadro feminino, nova final para a nº1 nacional, Francisca Jorge (CT Guimarães), a terceira em outras tantas etapas. No entanto, o triunfo final voltaria, tal como em Lisboa, a sorrir a Inês Murta: 7-5, 4-6 e 6-1 foram os parciais da final. Para chegar ao derradeiro confronto da contenda, Jorge bateu a concorrência do Grupo 1 e, nas meias-finais, foi superior à mais experiente Ana Filipa Santos (6-3 e 6-1).
De resto, Maria Inês Fonte (ET Maia) mostrou novamente um bom nível, tendo sido eliminada na semifinal por Murta (6-2 e 6-1), já depois de ter vencido o Grupo 3 onde também estava inserida Madalena Amil (TL Boavista). As jovens Maria Santos (ET Maia) e Matilde Jorge (CT Guimarães) viram Ana F. Santos triunfar no Grupo 4.
Um mês depois, a comitiva dos melhores tenistas portugueses chega finalmente ao Norte para disputar a prova rainha do ténis nacional, o Campeonato Nacional Absoluto, onde várias dezenas de tenistas nortenhos vão disputar os almejados títulos nacionais. Confira os quadros da prova que já arrancou no Complexo Desportivo Monte Aventino.
Prestação dos nortenhos na 3ª etapa do Circuito Sénior FPT:
Femininos
Francisca Jorge (CT Guimarães): Vice-campeã
Maria Inês Fonte (ET Maia): meias-finais
Maria Santos (ET Maia): Fase de Grupos
Matilde Jorge (CT Guimarães): Fase de Grupos
Bárbara Balancho (LTC Foz): Qualy
Joana Baptista (TL Boavista): Qualy
Mafalda Guedes (ET Maia): Qualy
Maria Santos (ET Maia): Qualy
Rita Silva (ET Maia): Qualy
Masculinos
Nuno Borges (ET Maia): campeão
Luís Faria (CT Guimarães): meias-finais
João Monteiro (CT Porto): Grupos
Fábio Coelho (ET Maia): Grupos
Henrique Rocha (ET Maia): Grupos
Valentin de Carvalho (CT Viana): Qualy
Arthur Dussaubat (CT Porto): Qualy
Afonso Vieira (SCAS): Qualy
João Guerra (CT Porto): Qualy
Paulo Fernandes (LTC Foz): Qualy
Miguel Cardoso (CT Gaia): Qualy
Bruno Ouvidor (ANA Gondomar): Qualy
Hugo Maia (CT Braga): Qualy
Rodrigo Beires (LTC Foz): Qualy
Francisco Cabral (CT Porto): Qualy
Bernardo Roque (LTC Foz) Qualy
Bernardo Branco Teixeira (CT Porto): Qualy
Manuel Almeida (LTC Foz): Qualy
Tomás Pinho (TL Boavista): Qualy
Afonso Portugal (SCAS) Qualy