FPT investe meio milhão nas Medidas de Apoio à retoma do ténis
A Federação Portuguesa de Ténis anunciou, esta quinta-feira, a criação de um conjunto de medidas de apoio a associações, clubes, tenistas, treinadores e árbitros orçadas em 500 mil euros. Leia AQUI o comunicado na íntegra.
Estas medidas visam apoiar todos os agentes na retoma das actividades de ténis, que acontecerá de forma faseada ao longo dos próximos três meses – segundo o Plano de cinco Fases divulgado pela FPT no início desta semana.
Estas medidas excepcionais definidas pela FPT serão imediatamente colocadas em prática e prevêem “o reembolso de taxas de torneios, clubes e equipas em 2020 (% da FPT), assim como o apoio financeiro às associações regionais, aumentando em 50% o valor do contrato programa de Desenvolvimento da Actividade Desportiva”. Outras das áreas visadas é a do fomento, à qual a FPT e a AT Porto têm atribuído especial destaque, “estando prevista uma verba para compensar as associações regionais e clubes pelas acções de fomento que não foi possível realizar” além de várias outras medidas com vista a atrair mais praticantes de ténis. A FPT disponibilizará, ainda, 36 mil bolas aos clubes e material de desinfecção para o recomeço de actividades em segurança. As bolas serão distribuídas com base no número de federados de cada clube.
Para os tenistas em geral, há a garantia de recalendarização, sempre que possível, de torneios nacionais e internacionais para que o regresso à competição possa ser, também, uma realidade próxima. Quanto aos profissionais, vão poder disputar três torneios com prize-money e ainda o Campeonato Nacional Absoluto, que será antecipado para uma data anterior ao recomeço do circuito internacional.
Mais uma vez, reforça-se a necessidade premente de respeitar as regras de segurança e distanciamento social neste regresso progressivo à actividade.