De Nuno Borges a João Domingues e Pedro Sousa: portugueses brilham no Maia Open

21 Novembro, 2019

Neste momento em que o Challenger Maia Open vai relativamente a meio, está na altura de fazer um balanço do que aconteceu até aqui (oitavos-de-final) com especial enfoque no percurso dos jogadores portugueses na prova.

Fábio Coelho, tenista de 19 anos desta região, recebeu convite para o qualifying e, apesar da derrota na fase prévia, a boa réplica dada num jogo contra um jogador mais experiente parece ter sido involuntariamente ‘recompensada’ sendo-lhe atribuído o estatuto de lucky loser. Curiosamente, frente a Andrea Vavassori, o mesmo adversário que o havia batido na qualificação, Coelho voltou a jogar bem, mas a viria a ceder novamente na sua estreia em Challengers.

Para trás, na 1ª ronda do quadro principal, ficaram também Francisco Cabral, João Monteiro, Luís Faria e Tiago Cação, naquela que foi uma segunda-feira ‘negra’.

Quem teve melhor sorte foi Nuno Borges. O vice-campeão do Porto Open 2018 defrontou e bateu o mais experiente Roberto Ortega-Olmedo (ESP) na ronda inaugural do torneio, estreando-se assim ‘em casa’ a vencer em quadros principais de provas Challenger. Ontem, quarta-feira, o percurso de Borges seria interrompido pelo 5º cabeça-de-série, Attila Balazs, pelos parciais de 7-6(0) e 6-4.

João Domingues, outro vice-campeão do Porto Open (2016), não se deixou intimidar por Maximilian Neuchrist na estreia e, hoje, enfrenta Daniel Masur, top257 ATP, nunca antes das 15h. Pedro Sousa, nº 2 nacional, é o outro luso ainda em prova neste Maia Open 2019. Sousa bateu Javier Marti (mais um vice-campeão do PO) numa autêntica maratona de três sets e, esta quinta-feira, a partir das 12h30, volta à acção perante Riccardo Bonadio.

Na variante de pares, ainda se mantêm de pé as duplas compostas por Gonçalo Falcão/Pedro Sousa e Tiago Cação/Tiago Monteiro.
A montra do ténis nacional e internacional estará ‘exposta’ na Maia até ao próximo Domingo e a entrada… é livre. Completamente a não perder!

 

Relacionados

Eupago Porto Open está de regresso
Matosinhos recebe Portugal Beach Tennis Open 2025
Conhecidos os novos Campeões Nacionais Sub 12
Bragança recebeu etapa do circuito Pink Tour
Eupago Porto Open 2025: Todos os caminhos vão dar ao Monte Aventino