Seleções nacionais encerram participação nas European Summer Cups (S16 & S18) de 2019

9 Agosto, 2019

Quatro tenistas desta região estiveram em acção em Espanha, Grã-Bretanha e Itália, ajudando as seleções nacionais de Sub16 (masculinos e femininos) e Sub18 (femininos) nos campeonatos europeus de verão.
 

Sub16 Masculinos (Espanha)

No campeonato da Europa de verão de sub16 Masculinos, realizado em Vinaroz, Espanha, Henrique Rocha (ET Maia) contribuiu para a boa prestação da seleção nacional do escalão.

A campanha começou contra a congénere holandesa, e os jovens lusos mostraram-se à altura da tarefa. Após Miguel Gomes ter vencido o 1º encontro de singulares, coube a Henrique Rocha selar a vitória na primeira ronda com um 6-2 e 6-1 aplicado a Van Donselaar. Apesar do apuramento estar garantido, Rocha juntou-se a Pedro Libório e triunfou também o jogo de pares pelos parciais de 6-2, 2-6 [10-8].

Perante a 1ª cabeça-de-série, a equipa da França, adivinhava-se complicada. Miguel Gomes cedeu no confronto inicial, mas Henrique continuou invicto após bater o gaulês Giovanni Perricard após quase duas horas de jogo e uma excelente reviravolta. Os parciais finais foram de 0-6, 6-4 e 7-6(5). No entanto, o supertiebreak em pares foi fatal para as aspirações lusas no evento: Henrique Rocha e Miguel Gomes seriam vencidos por 5-7, 6-3 [10-3].

Apesar do desaira frente à França, os jovens lusos não baixaram os braços e conseguiram garantir o 3º lugar nesta Fase de Qualificação, vencendo a melhor cotada Áustria por 2-1. Apesar de não haver disputado um dos embates de singulares, Rocha fez novamente dupla com Gomes e o triunfo por duplo 6-3 seria fulcral para agarrar o último lugar do pódio.
 

Sub16 Femininos (Grã-Bretanha)

Matilde Jorge (CT Guimarães) e Mafalda Guedes (ET Maia) tiveram pela frente um quadro bastante difícil em Northumberland.

Apesar de não ter qualquer estatuto de cabeça-de-série, a formação vinda da Suécia bateu as portuguesas por 3-0, ultrapassou a Croácia (1ª cabeça-de-série do quadro) e, na final, viria a derrotar também a equipa da casa selando o apuramento de forma notável.

Quanto a Portugal, depois da derrota frente as suecas, viria a sentir novamente dificuldades perante a congénere da Polónia na final do quadro de consolação. O resultado de 3-0 atribuiu o triunfo às polacas.
 

Sub18 Femininos (Itália)

Em Maglie, Itália, Joana Baptista (TL Boavista) fez parte da equipa lusa na Junior Fed Cup de 2019.

Na primeira ronda, contra a seleção júnior da Grã-Bretanha, a campeã regional absoluta de 2019 esteve perto de conseguir a vitória no primeiro encontro de singulares, no entanto, viria a ceder perante Erin Richardson após três sets equilibrados. Nos dois confrontos seguintes, Madalena Andrade e Camila Garcia (em pares) não conseguiram melhor.

Na final do quadro de consolação, no frente-a-frente com a Croácia, as jovens portuguesas cederam por 3-0, sendo que Baptista jogou ao lado de Camila Garcia no encontro de pares, porém, a eliminatória já estava decidida a favor das croatas.

 

Relacionados

Eupago Porto Open está de regresso
Matosinhos recebe Portugal Beach Tennis Open 2025
Conhecidos os novos Campeões Nacionais Sub 12
Bragança recebeu etapa do circuito Pink Tour
Eupago Porto Open 2025: Todos os caminhos vão dar ao Monte Aventino