Francisca Jorge e João Sousa são Os Minhotos do ano!

19 Março, 2019

O Ténis esteve em destaque na XXII Edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto”, destinada a honrar o mérito desportivo em 2018, que decorreu em Celorico de Basto no passado dia 11 de Março.
Esta edição do evento ficou marcada pelo regresso (depois de 20 anos) da atribuição de uma categoria específica para o Ténis, numa altura em que as instituições, as instalações, eventos e os próprios tenistas minhotos têm protagonizado um desenvolvimento incrível e um papel fulcral no panorama nacional.
Assim, na Categoria Ténis estavam nomeados três nomes bem conhecidos dos amantes da modalidade desta região, apesar da juventude do conjunto:

Francisca Jorge, do Clube Ténis Guimarães, tem 18 anos e atualmente treina no Centro de Alto Rendimento do Jamor. Francisca foi chamada para representar Portugal na Fed Cup, pela primeira vez, em 2017, ela que é ou já foi nº1 nacional em quase todos os escalões juvenis (excluindo Sub12) e é bi-campeã nacional de seniores em título. Em termos internacionais, é 552ª no ranking WTA e venceu, em 2018, os dois torneios internacionais ($15.000) do Lousada Indoor Open.

Hugo Maia, do Clube Ténis Braga, nasceu em 2001, e neste momento já foi campeão nacional em todos os escalões de juvenis, nas variantes de singulares e pares, tendo sido nº1 nacional nos escalões de Sub12, Sub14 e Sub16. Em 2018, Hugo ficou em segundo no Masters Nacional da FPT, sagrou-se Campeão Regional Interclubes Seniores e Campeão Nacional Interclubes Sub18. É ainda vice-campeão regional de Sub18.

Gonçalo Ferreira é natural de Barcelos e, aos 18 anos, já conta com um Campeonato Regional Absoluto no currículo, além de outros 5 títulos regionais. O tenista do Clube Ténis Braga também treina no CAR da FPT e, em 2018, conquistou torneios Sub18, como Vale do Sousa Cup, Minho Cup, Barcelos Open, Torneio ANAG e Vale Sousa Junior Cup. Iniciou o percurso em provas internacionais (e o 1º ponto ATP) em 2017.
 
No final, de entre este forte lote de tenistas nortenhos, acabaria por vencer Francisca Jorge o prémio “O Minhoto” desta modalidade.
O júri composto por 73 jornalistas desportivos de órgãos locais, regionais e nacionais, além de 32 entidades ligadas ao desporto, elegeu ainda João Sousa, tenista de Guimarães e bem conhecido do público pelos seus feitos ímpares ao longo da última década, como merecedor do Grande Prémio do Júri Individual.

Consulte AQUI a lista completa de vencedores dos Troféus Desportivos "O Minhoto" de 2018.

 

                            
  Prof. Carla Cardoso, mãe de Francisca Jorge                                        Dr. Armando Marinho, pai de João Sousa

 

Relacionados

campeonato-regional-equipas
Sport Club do Porto conquista Campeonato Regional Equipas Sub12 Mistos
A Associação de Ténis do Porto deseja-lhe Boas Festas!
interclubesseniores_banner
1.ª fase do Campeonato Regional de InterClubes Seniores quase definida
O Minhoto 2024
RODRIGO CRUZ DISTINGUIDO NOS PRÉMIOS “O MINHOTO”
bannerinterclubes2
CONHECIDAS AS PRIMEIRAS CAMPEÃS REGIONAIS DE EQUIPAS