Francisca Jorge conquista Lousada Indoor Open I

29 Outubro, 2018

O Lousada Indoor Open I, que distribuiu 15.000$ em prémios monetários, decorreu entre 20 e 28 de Outubro de 2018 e dificilmente será esquecida. Além de ser a 1ª edição do evento e única prova indoor feminina realizada em Portugal, o LIO I também contou com belos momentos de ténis, sendo que as tenistas lusas estiveram em grande destaque.

Logo no quadro de qualificação, disputado de 20 a 22 de Outubro, 4 lusas tentaram a sua sorte. Apesar da experiência não ter corrido da melhor forma às jovens Patrícia Brandão (GC Santo Tirso), Bárbara Balancho (LTC Foz) e Joana Vale Costa, Inês Teixeira foi repescada para o quadro principal após ceder na última ronda do qualy.

Com Inês Teixeira, o contingente luso na fase principal da contenda fixou-se nas dez atletas que haviam entrado directamente ou através de convite por parte da organização do torneio. De entre estas, três conseguiram o apuramento para a 2ª ronda.

Maria Inês Fonte (ET Maia) bateu, de forma excelente, a 7ª cabeça-de-série do quadro, a eslovaca Kristina Novak, pelos parciais de 6-3, 3-6 e 7-5. No entanto, viria a ceder na ronda seguinte, perante uma das surpresas da prova, a italiana Valentina Losciale (6-3, 6-3).
Mariana Campino, outra jovem lusa de apenas 15 anos, arrecadou em Lousada o seu 1º ponto no circuito ITF Women, conseguido com a vitória sobre Joana Baptista (Boavista TL) por 4-6, 6-1 e 6-4.

Já Francisca Jorge, campeã nacional absoluta e 684ª no ranking WTA, fez jus ao estatuto de 1ª cabeça-de-série de singulares e conquistou neste Lousada Indoor Open I o primeiro título do circuito internacional feminino da sua jovem carreira. Aos 18 anos, a tenista vimaranense mostrou muita segurança e uma maturidade invulgar para a sua idade, superando os desafios mais difíceis com destreza e confiança no seu jogo. Após ultrapassar Madalena Amil (Boavista TL), a suíça Tsygourova e a italiana Valentina Losciale, Jorge enfrentou, nas meias-finais, um “osso duro de roer”: Katharina Hering (GER), que cedeu em três sets (7-6(2), 3-6 e 6-3).

Na grande final do torneio, a vítima de Francisca foi a francesa Aubane Droguet, num encontro deveras disputado. Com este torneio, e ainda sem a inclusão dos pontos arrecadas pela vitória na final, Francisca Jorge subiu da 684ª para a 667ª posição mundial, ficando agora mais próxima da nº 2 nacional, Inês Murta (660ª) e de Maria João Koehler, 629ª no ranking WTA.
 

Jorge finalista de pares
Além do título conquistado no quadro de singulares, Francisca Jorge e a sua parceira, Maileen Nuudi, conseguiram alcançar a final da variante de pares. A vitória final acabou por sorrir à dupla mais experiente composta por Hering/Azcoitia.
 

Lousada Indoor Open II
A acção continua esta semana em Lousada com o segundo torneio internacional a acontecer até ao próximo domingo. Hoje, segunda-feira, dão-se os confrontos decisivos do quadro de qualificação. O ténis português surge representado nesta fase do quadro pelas nortenhas Bárbara Balancho e Maria Santos, que têm boas hipóteses de se apurar e, assim, juntar-se a muitas outras portuguesas no quadro principal da competição.

A entrada na prova é livre, mas os encontros também podem ser acompanhados em directo através da página oficial do evento no Facebook.
 

 

Relacionados

Eupago Porto Open está de regresso
Matosinhos recebe Portugal Beach Tennis Open 2025
Conhecidos os novos Campeões Nacionais Sub 12
Bragança recebeu etapa do circuito Pink Tour
Eupago Porto Open 2025: Todos os caminhos vão dar ao Monte Aventino