Programas de Fomento FPT/ATPorto 2017
As candidaturas a ambos os programas deverão ser enviadas para o Coordenador do Fomento da ATPorto, Albino Mendes, para o e-mail albino.mendes@atporto.pt, com conhecimento respectivo conhecimento do Departamento de Fomento: tennis10@fptenis.pt.
Recorde-se que, entre outras vantagens, estes programas da FPT contemplam um incentivo financeiro aos clubes e escolas aderentes, consoante a aposta exercida no desenvolvimento da modalidade.
Tanto o programa Clubes Play and Stay como Escolas Play and Stay vão de acordo às motivações e objectivos da Associação de Ténis do Porto, uma vez que, a fim de ser alcançada um desenvolvimento e crescimento da modalidade, é necessário abrir as portas e evidenciar as qualidades do ténis a potenciais novos jogadores. Quando assim é, todos ganham!
Clube Oficial Play and Stay
Este programa contempla um sistema de certificação de Clubes de Ténis, seguindo critérios base para o desenvolvimento do ténis nacional e de participação activa no fomento da modalidade. Essa participação diz respeito à organização de actividades e metodologias que promovam o aumento do número de praticantes federados.
Critérios para ser Clube Play and Stay
• Adoptar a mais moderna metodologia de iniciação ao Ténis para crianças e adultos. O Play and Stay;
• O clube terá de respeitar um mínimo de 15 jogadores Federados por court. (dados relativos ao ano anterior.) O acesso ao programa será igualmente aprovado caso no acto da candidatura esse mínimo já tenha sido alcançado;
• Todos os treinadores têm de ter a sua situação formativa regularizada (cédula de treinador, licenças, etc.); Responsável técnico do clube tem de ter graduação adequada (mínimo Grau 2).
Mais informações em: http://www.tenis.pt/index.php/fomento/clubes-play-stay
Escola Oficial Play and Stay
Esta certificação atesta a qualidade a núcleos escolares no que concerne à formação de professores e a respectiva metodologia empregue nas aulas de ténis, nomeadamente na iniciação ao ténis para crianças.
Critérios para ser Escola Play and Stay:
• Os núcleos escolares devem funcionar nas instalações das escolas com treinadores com ligação institucional e administrativa do Clube Play and Stay e sob orientação técnica do seu Director Técnico.
• Todos os professores devem ter formação actualizada na modalidade no prazo máximo de 1 ano (a cumprir com a formação ministrada pela FPT); Não tendo curso de treinadores de ténis de Grau I terão de ter obrigatoriamente licenciatura em educação física)
• A escola deverá utilizar material adaptado às características dos seus alunos;
• As aulas de Ténis devem ser leccionadas utilizando a metodologia Play and Stay.
Mais informações em: http://www.tenis.pt/index.php/fomento/escolas-play-stay