Europa Cup Sub14 – Qualificação: Portuguesas conseguem o 4º lugar

30 Junho, 2016

Terminou a missão da seleção nacional Sub14 na European Summer Cup de 2016, em Saint Valery en Caux, França, com as atletas AT Porto Maria Inês Fonte (ET Maia) e Mafalda Mendes (CT Braga) em especial destaque na equipa capitaneada por Ângela Cardoso.

No primeiro jogo da fase de qualificação da Europa Cup, no Domingo, a formação lusa mostrou-se em excelente forma, derrotando a Sérvia por 3-0. Coube a Leonor Oliveira dar início à participação lusa na prova, vencendo o encontro contra Marjanovic com um duplo 6-4. De seguida entrou em acção a jogadora da ET Maia, vencendo a oponente serva por 6-3 e 6-2. No terceiro encontro da contenda, a dupla AT Porto Fonte/Mendes bateu as adversárias em dois sets, 6-1 e 6-2, garantindo a passagem à ronda seguinte.

No frente a frente com a selecção eslovena de sub14, as jogadoras convocadas por Ângela Cardoso deram tudo para conseguir a vitória e passar à final do Qualifying, porém, a sorte não esteve do seu lado. Leonor Oliveira cedeu perante Lovric, Maria Inês Fonte encontrou uma motivada Ziva Falkner e, no jogo de pares, Fonte/Oliveira não conseguiram ultrapassar os argumentos da dupla serva.

No embate que decidiria o 3º e 4º classificado desta fase, as lusas reagiram de forma excelente e estiveram muito perto de conseguir dobrar a equipa da casa, a França. No primeiro embate, Namie Francois necessitou de três sets para bater Leonor Oliveira, que até começou da melhor forma, vencendo o primeiro set por 6-4. A gaulesa teve que usar todos os trunfos para efectuar a reviravolta. Maria Inês Fonte encontrou em Diane Parry uma forte adversária, acabando por ceder, não sem antes mostrar um bom nível exibicional. Já no encontro da variante de pares, a dupla nacional composta por Fonte/Oliveira apenas se deu por vencida no tie-break, pelos parciais de 6-1, 6-7(4) [10-4].

A equipa portuguesa na Europa Cup 2016 conseguiu, assim, um honroso 4º lugar no qualifying da competição continental, registando boas exibições e praticando um bom ténis, factos que premeiam o esforço das atletas e a dedicação de toda a equipa, nomeadamente da selecionadora nacional.

Relacionados

Eupago Porto Open está de regresso
Matosinhos recebe Portugal Beach Tennis Open 2025
Conhecidos os novos Campeões Nacionais Sub 12
Bragança recebeu etapa do circuito Pink Tour
Eupago Porto Open 2025: Todos os caminhos vão dar ao Monte Aventino