Bárbara Luz Medeiros e Gonçalo Ferreira sagram-se campeões absolutos

11 Abril, 2016

Chegou hoje ao fim o Campeonato Regional Absoluto – Taça Luís Avides Moreira da AT Porto, que se realizou no Complexo de Ténis da Maia a partir do dia 2 deste mês de Abril.
 
Num munícipio que acarinha o ténis há 25 anos, cerca de meia centena dos melhores jogadores da região norte, representando dezasseis clubes diferentes, disputaram mais de oitenta encontros relativos à prova que, este ano, contou com um prize money de 2000€.
 
Quanto aos vencedores, começando pelas senhoras, Bárbara Luz Medeiros, do SC Porto, sagrou-se campeã regional após derrotar, na final, Rita Vilaça, da ET Maia. Num encontro deveras equilibrado, e após três intensas horas de jogo, a número um nacional superiorizou-se a Vilaça, que já se havia sagrado vice-campeã em 2015, pelos parciais finais de 4-6, 6-2 e 6-3, sucedendo a Raquel Mateus como campeã regional absoluta.
 
Em singulares masculinos, uma final “surpresa” com dois jogadores do escalão juvenil na luta pelo tão desejado título. Gonçalo Ferreira, do CT Braga, superiorizou-se a toda a concorrência e conseguiu a vitória. Na final, Ferreira teve pela frente o wildcard João Marques, do Boavista FC, que até entrou melhor no derradeiro embate da prova. Porém, após estar a perder por 4-2 no primeiro set, Gonçalo Ferreira galvanizou-se, conseguiu a reviravolta, e fechou o encontro com os parciais de 6-4 e 6-0. O tenista do CT Braga sucede, assim, a Francisco Cabral, campeão em 2015.
 
Relativamente às variante de pares, Rita Vilaça voltou a mostrar-se exímia na arte de partilhar o seu lado do court. Depois de vencer em 2015, a jogadora da ET Maia voltou a sagrar-se campeã regional, tanto em pares femininos, como em pares mistos. Em femininos, curiosamente, Vilaça formou dupla com Bárbara Luz Medeiros e derrotaram em dois sets (6-2 e 6-1), na final, Beatriz Abreu/Raquel Mateus, do CT Braga e CT Porto, respectivamente. Já em pares mistos, Rita Vilaça e Bernardo Pires, ambos “da casa”, o ET Maia, venceram à dupla Francisca Jorge/Francisco Faria, do CT Guimarães e Boavista FC, numa final decidada em super tie-break: 6-3, 4-6 [10-8].
 
Por fim, a competição de pares masculinos foi vencida por Gonçalo Ferreira (CT Braga), conseguindo a “dobradinha”, e Afonso Viana (ET Maia) que bateram o par do ANA Gondomar Rafael Andrade/Gonçalo Ventura, 4º cabeças-de-série, por 6-4 e 6-3.
 
A ET Maia foi, mais uma vez, um palco exemplar para que a magia do ténis do norte revelasse a sua força e brilho, mostrando aos amantes do ténis o potencial dos nossos tenistas, a eficácia das instalações da região e a incansável disponibilidade dos nossos clubes, treinadores e árbitros. Todos eles, sem excepção, são os campeões absolutos da AT Porto.

Relacionados

campeonato-regional-equipas
Sport Club do Porto conquista Campeonato Regional Equipas Sub12 Mistos
A Associação de Ténis do Porto deseja-lhe Boas Festas!
interclubesseniores_banner
1.ª fase do Campeonato Regional de InterClubes Seniores quase definida
O Minhoto 2024
RODRIGO CRUZ DISTINGUIDO NOS PRÉMIOS “O MINHOTO”
bannerinterclubes2
CONHECIDAS AS PRIMEIRAS CAMPEÃS REGIONAIS DE EQUIPAS