Francisca Jorge triunfa em Beloura

21 Setembro, 2015

Numa edição da prova internacional Beloura Junior Open em que a AT Porto foi a Associação Regional mais representada, a tenista vimaranense foi quem mais se destacou

Francisca Jorge, campeã nacional de sub-16, continua a assumir-se como uma das maiores promessas do ténis feminino em Portugal. A tenista do Clube de Ténis de Guimarães teve mais uma semana em cheio, uma vez que, depois de já ter vencido a competição em pares do Beloura Junior Open 2015, conseguiu também conquistar o título de campeã individual do torneio.

Quanto ao encontro da final, Francisca defrontou e superou a russa Daria Frayman, que até é mais cotada do que jovem tenista portuguesa. Numa final bastante equilibrada, foi a frieza nos momentos cruciais que permitiu à tenista do CT Guimarães levar o troféu para casa, triunfando pelos parciais de 6-4 e 7-6 [5].

Esta é a primeira edição (de sempre!) de uma prova internacional sub-16 de categoria 1 Tennis Europe organizada em Portugal, o que confere ainda mais valor à conquista da tenista vimaranense. Recorde-se que, no ano passado, quando tinha ainda 14 anos, a jovem conseguiu chegar às meias-finais do Beloura Junior Open.

Além de Francisca Jorge, jogaram ainda as seguintes atletas de clubes pertencentes à ATPorto:

Rita M. Silva – ET Maia (1ª ronda)
Maria Inês Fonte – ET Maia (1ª ronda)
Carolina Cardoso – ET Maia (oitavos de final)
Luisa Pelayo – SC Porto (1ª ronda)
Marta Gomes – SC Porto (oitavos de final)
Joana Baptista – SC Porto (1ª ronda)
Isabel Queirós – SC Porto (1ª ronda)
Solomyia Rohovets – CT Porto (oitavos de final)

Em pares masculinos, a dupla de nortenhos composta por Afonso Vaz Viana e Tomás Almeida sagrou-se vice-campeã no torneio. Os tenistas do CT Porto e Sport Club Porto, respectivamente, até começaram a ganhar na final, no entanto, permitiram a reviravolta dos espanhóis Gonzalo Garcia-Nieto e Nil Giraldez, acabando por perder o encontro por 1-6, 6-4 e 10-4.

Em singulares masculinos, Afonso Vaz Viana (CT Porto) e Hugo Maia (CT Braga) conseguiram alcançar os quartos de final da prova. Estiveram ainda presentes no quadro principal da prova outros atletas de clubes pertencentes à AT Porto. Foram eles:

Manuel Gonçalves – CT Porto (1ª ronda)
Afonso Portugal – ETJFS (1ª  ronda)
Gonçalo Ferreira – CT Braga (oitavos de final)
David Canavezes – ET Maia (1ª ronda)
Tomás Almeida – SC Porto (1ª ronda)

Relacionados

Eupago Porto Open está de regresso
Matosinhos recebe Portugal Beach Tennis Open 2025
Conhecidos os novos Campeões Nacionais Sub 12
Bragança recebeu etapa do circuito Pink Tour
Eupago Porto Open 2025: Todos os caminhos vão dar ao Monte Aventino